24 de mar. de 2007
Um resumo do que acontecerá nos proximos dias...
Bom, vou resumir o que teremos em breve sobre o nosso movimento no Japão, na mídia.

Agora na revista Look, edição de abril teremos uma reportagem.
Arigato Antonio Bordin pela força!

A Revista Alternativa também vai colocar uma matéria sobre os apátridas, nessa primeira semana de abril. Agradecemos à Claudia Yoscimoto!

Conseguimos um ótimo apoio da rede Record.
Virão filmar sobre o assunto e logo colocaremos aqui o dia e horario do programa.
Será transmitido também para o Brasil. Agradecemos ao Roberto Maxwell!

A Pediatra Dra Relva, se ofereceu pra escrever sobre o assunto no site Focando > http://www.focando.jor.br . O post entra no ar em abril


***********************

Bom, como não tenho os numeros da arrecadação de assinaturas no Japão todo.
Posso apenas falar sobre a quantia que já tenho em minhas mãos.
Grande parte conseguida dentro de Igrejas. (católica e evangélica)
Temos até o momento então cerca de 190 assinaturas.
Mas inúmeros abaixo assinados estão percorrendo fábricas, portanto o numero tende a aumentar logo logo!

Há mais uma loja que se dispôs a manter um Abaixo assinado nela.
É a loja de produtos brasileiros Patio, que fica em Yatomi - Aichi
Agradecemos o apoio!

*********************
Bom pessoal, as coisas estão caminhando muito bem, não acham?
Pra um movimento que não tem nem 1 mês de vida no Japão....acho que conseguimos excelentes retornos!
Mas temos ainda cerca de 2 meses inteiros pra batalhar muito mais!
Os que quiserem cooperar e não sabem como, leiam o item Como ajudar, na coluna da esquerda.
Duvidas, sugestões são sempre bem vindas!
Escrevam pra apatridasnojapao@gmail.com

Abraços agradecidos........Carmen L. Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 16:39 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
22 de mar. de 2007
Mudamos o endereço da Petição on line!
Ficamos muito felizes ao ver que muitas pessoas votaram no petition on line que foi criado para viabilizar as assinaturas daqueles que querem ajudar, mas que por ventura se encontram distantes.

Espantosamente, em pouco tempo, ultrapassamos as 400 assinaturas!! O nosso muito obrigado de coração para todos vocês que abraçaram a causa dos brasileirinhos conosco.

Mas... como nem tudo são flores e existem muitas pedras no caminho, o petition on line que estávamos divulgando estava nos causando dores de cabeça e será deletado.

Apesar do número de assinaturas e do empenho de muitos colaboradores que se doaram a esta causa junto conosco, infelizmente não estávamos tendo acesso à página em que constavam o nome das pessoas.

Após vários pedidos de ajuda ao suporte técnico e de nenhuma resposta para a solução do problema, resolvemos, com certo pesar, deletá-lo e começar do zero com uma petição on line nova.

A atual já está no ar, é fácil assinar e as assinaturas podem ser visualizadas por todos.

O endereço da nova petição é:
http://www.ipetitions.com/petition/brasileirinhos_apatridas/index.html

Agradecemos imensamente todas as pessoas que votaram e faço um pedido para que votem novamente, bem como divulguem essa nova petição para seus amigos, parentes, colegas e conhecidos do Japão e do Brasil, já que não é possível salvar as assinaturas que foram feitas anteriormente.

Esperamos recolher um número de assinaturas maior do que já havíamos recolhido na outra, por isso contamos com a ajuda e participação de todos.

Um grande abraço

Silvana Yang
·
posted by Apátridas no Japão at 21:40 | Nos link aqui | 1Deixe seu recado aqui
21 de mar. de 2007
Tirando algumas dúvidas...
Algumas pessoas nos perguntam se realmente o Abaixo assinado vai ter resultado.
Esperamos que sim, é lógico, mas antes de mais nada o Abaixo assinado ou mais comumente chamado Petição nos é de direito!
Nossa luta é legítima!
No artigo 5o da Constituição Brasileira, inciso XXXIV diz que a própria Constituição Brasileira garante a todo cidadão, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. É um direito assegurado a qualquer pessoa, física ou jurídica, nacional ou estrangeira contra atos ilegais ou abusivos de quaisquer dos Poderes públicos.
Não estamos fora da lei como alguns acham.
Ou badernando ou criando discórdia.
Apenas estamos no nosso direito de exigir que a Emenda 272.00 seja logo votada na Câmara dos Deputados em Brasília.
Quanto mais pessoas assinarem, mais eles terão certeza de que precisam fazer algo logo.
Não é porque estamos fora do Brasil que não acompanhamos a vida social/política e econômica de lá. Tudo nos interessa, pois apesar da distância, do tempo e dos planos de futuro, ainda somos e queremos que nossos filhos sejam brasileiros!

Para os que ainda hesitam em abraçar a nossa causa, digo apenas que sejam solidários!
Se você não tem filhos nessas condições, que pelo menos pense nos que tem e no quanto lhes é de direito que seus filhos também tenham a nacionalidade nata. Não a provisória.
Para os que tem condições de nos ajudar na causa, e negam essa ajuda, digo apenas que no final teremos o orgulho de ter lutado e vencido. E que vocês que ficam de fora, serão apenas meros expectadores da História!

Outra coisa que quero dizer é que há no site do Ministério das Relações Exteriores, artigos sobre o fato do passaporte ser provisório até os 18 anos, e também o de ir residir no Brasil um pouco antes de ter a maioridade.

Veja aqui, e leia os itens 5, 6 e 7 > http://www.mre.gov.br/portugues/questoes/questoes/r_consular24.asp

Conseguimos colocar nosso Abaixo assinado em uma loja de produtos brasileiros!
A primeira em todo Japão que se propôs a nos ajudar!
Em Toyohashi, no Açougue do Eiji (bairro Iwaya) você pode ir e assinar o Abaixo assinado.
Estamos em busca de mais lojas de produtos brasileiros, escolas, creches que se disponham a manter ali um Abaixo assinado.
Já temos muitos abaixo assinados percorrendo fábricas de Toyohashi e região, como a Asmo, Tyubohanes, Suzuki, Orvis, Matsui, Minolta.
Pessoas que queiram ajudar levando os abaixo assinados em sua fábrica, nos contacte apatridasnojapao@gmail.com

Essa semana, ainda sem horario certo, teremos uma pontinha no jornal da tv IPC, canal 333.
Quem assina o canal, fique de olho ok?

Bom, gente é isso, como vêem as coisas caminham e bem!
Contamos com a ajuda de todos!

Gambarimashô!!

Carmen Lucia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 07:37 | Nos link aqui | 2Deixe seu recado aqui
18 de mar. de 2007
Sobre o comunicado do Consulado
Atenção pessoal desavisado...pra quem for no site do Consulado Geral do Brasil em Nagoya, e ler o comunicado que existe lá sobre os apátridas...please, leiam e releiam. Prestem muita atenção nele!!
Mesmo assim vou colocar aqui o que eu (Carmen) considero como pontos importantes a serem observados no comunicado.
Primeiramente vejam o Comunicado aqui.
Scaneei ele e vou agora abaixo transcrever, mas observem que o que estiver em vermelho são as minhas observações ok?


Emenda Constitucional em Brasília: em 2012 não haverá brasileiros APÁTRIDAS: (Temos algum vidente ajudando o Consulado, pois pra dizer que em 2012 não haverá apátridas...)

A fim de tranquilizar óbvio que ele vai tranquilizar, já viu algum diplomata atiçar ou tacar fogo numa situação? as famílias dos jovens brasileiros nascidos no Japão a partir de 1994, o Cônsul-Geral do Brasil em Nagoya esclarece que a Emenda Constitucional de Revisão No 3 de 7/6/1994 (que gerou a possibilidade de que estes brasileirinhos possam se tornar APÁTRIDAS aos 18 anos em 2012 e perderem a nacionalidade brasileira) tudo verdade verdadeira está sendo alterada no Congresso Nacional em Brasília mas ele esqueceu de dizer que ela continua parada lá tem 7 anos!!

Com efeito, a Proposta de Emenda à Constituição PEC 272 (originalmente PEC 24) de autoria do Senador Lúcio Alcântara, foi aprovada pelo Senado Federal. Sim foi aprovada, mas faltou dizer que isso aconteceu em junho de 2000, há 7 anos! A PEC 272 dá nova redação à alínea "c", do inciso I, do artigo 12, da Constituição de 5/10/1988 assegurando o registro nos Consulados dos brasileiros nascidos no exterior (Japão). Por isso queremos que essa emenda seja aprovada. A Emenda foi aprovada também pela CCJC, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em Brasília. A Emenda não passou pela Comissão, pois a Comissão sequer se reuniu pra dar o parecer.

No momento, a PEC 272 aguarda a instalação de Comissão Especial onde será apreciada e votada. Isso é verdade, pois a ultima Comissão se desfez em 2006 devido às eleições, onde deputados dela não foram reeleitos. Posteriormente, passará pela votação em dois turnos do Plenário da Câmara em Brasília. Que Deus nos ajude que eles sejam rápidos...dois turnos é muita coisa! A aprovação da Emenda poderá ocorrer até o final de 2008, estou dizendo que tem algum vidente ajudando o Consulado...já sabem até o prazo final.... para a preservação da nacionalidade dos brasileirinhos que não ficarão APÁTRIDAS.

Como a lei japonesa não lhes reconhece a nacionalidade japonesa, não necessitam OPTAR é verdade, não haverá opção, as crianças não terão outra saída... pela nacionalidade brasileira que lhes é garantida pelo "jus sanguinis", o direito do sangue" do seu pai ou de sua mãe brasileira, ou de ambos, desde o momento de seu nascimento. Independentemente da votação da Emenda PEC 272, os filhos de brasileiros nascidos no exterior podem ser registrados pelos seus pais no Consulado-Geral em Nagoya isso já acontece há quase 13 anos e farão jus ao passaporte brasileiro. sim farão jus...mas até os 18, pois deixaram de falar aqui que o passaporte concedido é provisório até os 18 anos.

A Comunidade brasileira no Japão tem o dever de acompanhar não só acompanhar, mas fazer a pressão devida pra que tudo ocorra bem a instalação da Comissão Especial do Congresso e a tramitação da PEC 272 para assegurar que os representantes do povo a aprovem imaginou se não aprovarem?, se possível ainda em 2007, para afastar a remota, então admitem finalmente que há a hipótese, mesmo que remota mas incômoda hipótese de que seus filhos possam se tornar apátridas aos 18 anos ou seja a partir de 2012. A tramitação da Emenda está sendo lenta lenta...realmente 7 anos parada lá é muita lentidão não? mas poderá ser agora acelerada. Se continuarmos cobrando (com as petições e muitas assinaturas) que ela seja votada logo!

Gostaria muito que o pessoal que passa por aqui, deixasse seus pareceres sobre o comunicado do Consulado, de que forma o entenderam....ou se eu não soube explicar nas entrelinhas......
E também sobre o que poderiamos fazer mais nessa nossa campanha....

Carmen Lucia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 22:00 | Nos link aqui | 3Deixe seu recado aqui
16 de mar. de 2007
Uma semana muito positiva!!
Com tanta agitação, acabamos até deixando de postar as novidades por aqui, nos perdoem...

Essa semana foi muito produtiva e está nos dando muitas esperanças!

Bom, primeiramente saiu o artigo no jornal Internacional Press, jornal que é voltado à comunidade de brasileiros no Japão.
Tivemos destaque na capa e mais dois artigos dentro dele!
Infelizmente os artigos não constam do site do jornal...mas assim que pudermos será scaneado e colocado aqui pra todos lerem.
A parte que foi escrita no Editorial do jornal ficou muuuito boa!
E creio que assim com esse começo as pessoas desinformadas vão tomar consciência da importância do nosso movimento.

Agora nesse próximo sábado dia 17, chegará às lojas de produtos brasileiros a edição do Jornal Tudo Bem, que também vai colocar uma matéria sobre o nosso movimento, e mais informações.
Quem puder, dê uma espiada.
Vamos torcer pra que ele esteja online também no site do jornal.

Mas a maior vitória mesmo da nossa campanha, creio que foi a tv nos procurar.
A IPC TV, canal 333 pago (direcionado à comunidade de brasileiros no Japão), vai veicular na semana que vem uma filmagem, feita comigo (Carmen) e com a Silvana Yang, onde falamos sobre a causa dos brasileirinhos apátridas, sobre os abaixo assinados e muito mais. Espero que não cortem nada...e a edição seja bem feita!
Eu disse que isso foi uma vitória porque já estavamos tentando antes o contato com a tv e ela se mostrava desinteressada pelo tema.
Mas......como anteriormente nós já haviamos anunciado, o Cônsul está do nosso lado, e pelo que parece foi depois de um comunicado dele pra imprensa, que a tv correu pra conseguir uma reportagem com a gente.
O dia e horário em que o programa da tv irá passar será colocado assim que confirmarmos tudo com o editor. Não percam aqui a atualização sobre isso ok?

Tivemos também um artigo no site do Sidney Rezende, com um bom apoio na imprensa, e onde muitas pessoas podem ler as respostas que nosso mentor, organizador e cabeça do movimento dos Apátridas, o Rui escreveu.

Estamos muito felizes também com a coleta de assinaturas, que está indo de vento em popa!
Mais pessoas se dispondo a passar o Abaixo assinado!
Não temos ainda um numero parcial de todo o Japão, mas sei que somente aqui em Toyohashi, já temos cerca de 60 assinaturas!
E ainda temos mais de 2 meses pra coletar muitas e muitas mais!

Para os interessados em colaborar de alguma forma, peço que leiam o item Como ajudar, que está ai do lado esquerdo do blog.
Qualquer duvida, sugestão ou informação nos escreva para apatridasnojapao@gmail.com ok?

Logo volto pra responder perguntas que nos fizeram, e creio que é importante tirarmos todas as duvidas....apesar de não sermos advogadas ne?

Estamos na luta!

Carmen Lucia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 21:46 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
13 de mar. de 2007
O Cônsul está do nosso lado!!
Uma vitória, uma grande vitória!

O Cônsul Geral do Brasil em Nagoya (Japão), Geraldo Muzzi está do lado dos Brasileirinhos Apátridas!
Quando muitos estão descrentes...
Quando muitos sequer nos dão apoio...
Conseguimos então um forte aliado na nossa luta!
O Cônsul vai nos receber sim dia 1 de junho!
Ainda não marcou a melhor hora para isso, mas já é certo!
Tanto é que ele já está avisando o Itamaraty através de carta, sobre o nosso movimento e que nos receberá dia 1 de junho.
Esse apoio é tão positivo, que ele nos disse que temos mesmo que fazer isso, lutar e exigir que votem na Emenda!

Aos que pensam que nossa luta é algo sem chances....
Aos que pensam que a partir de 2012 não haverá problemas com os Brasileirinhos apátridas....ACORDEM!!
A hora é essa!
Vamos arrecadar o máximo de assinaturas para os abaixo assinados, e pressionar os Deputados para que votem na Emenda 272.00!!

Obrigada a todos que estão conosco nessa Campanha!
Obrigada Cônsul, por sua postura de solidariedade e seriedade!

Nos veremos no dia 1 de junho!!!

Carmen Lúcia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 06:23 | Nos link aqui | 1Deixe seu recado aqui
10 de mar. de 2007
A saga continua
Apátridas - A saga continua

Nossos esforços não estão sendo em vão.
Nosso barulho está repercutindo.
Timidamente, já se fala na mídia sobre o problema dos brasileirinhos apátridas.
E estamos começando a colher nossos frutos.
A câmara dos Deputados está nos ouvindo.
Está nos ouvindo, graças ao nosso movimento em prol do direito de cidadania de nossas crianças.

A Comissão Especial Parlamentar encarregada de dar parecer e votar a tão esperada emenda 272.00, apesar de ter sido proposta em 2001, está sendo recriada AGORA.
Em 07/março/2007 foi lida, no plenário da Câmara, a convocação para criação da Comissão tão esperada por nós.
O processo para reunião dos deputados participantes da comissão pode levar mais de uma semana.
Porém, o importante, é ter sido iniciado esse processo de coleta de assinaturas de deputados participantes.
Não temos como prever quanto tempo será necessário para que os deputados dêem seus pareceres, e para que a votação aconteça.
Isso depende do interesse político e pressões.
Assim como a pressão por nós exercida fez a convocação uma realidade, temos que continuar lutando para que os deputados continuem em cima dessa questão.
Que dêem de fato seus pareceres e se reúnam para votação o mais rápido que possível for.
Temos que continuar pressionando.
A Câmara dos Deputados nos ouviu.
Precisamos continuar com o barulho, para que continuem nos ouvindo.
Para que continuem com esse trabalho.
Nessa batalha, o que conseguimos até agora apenas foram passos à frente... estamos no caminho certo!
Porém, nossa vitória só estará completa, quando essa Emenda for enfim VOTADA, e APROVADA.
Só então, o inciso "c" do artigo 12, que diz que nossas crianças precisarão optar pela nacionalidade após os 18 anos completos, será corrigido.
Constará no dito inciso, que nossas crianças são de fato, brasileirinhas natas, ao registrarmos em repartição consular. SEM NECESSIDADE DE OPÇÃO.
A comissão foi proposta em 2001.2007, dia 3 de Março foi o dia da convocação para a criação.Agora esperamos pelo dia da votação.

A hora é essa! Vamos angariar assinaturas. Vamos angariar novas adesões ao movimento.
Vamos falar sobre a situação para quem está alheio à ela.
Falar com nossos vizinhos, com nossos colegas de trabalho.
Escrever em nossos blogs.
Um a um, vamos fazer a diferença.
Não podemos parar agora.
Divulguem nosso blog> Apátridas no Japão http://www.apatridasnojapao.blogspot.com
Divulguem nossa comunidade no Orkut> Brasileirinhos no Japão http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=21242770
Divulguem a Petição Online> Apátridas no mundo http://www.petitiononline.com/nomundo/petition.html
Erica Daikawa
·
posted by Apátridas no Japão at 07:22 | Nos link aqui | 2Deixe seu recado aqui
8 de mar. de 2007
Apoio na Imprensa do Japão
Já conseguimos espaço na proxima edição da Revista Look, sai em abril.
Fiquem de olho!
Pena que seja somente para assinantes dela.
Arigato Antonio pela divulgação!
Teremos um espaço também na proxima edição do jornal Internacional Press (12 de março) Agradecemos à Tassia pela divulgação no jornal.
Estamos em contato com outras revistas e jornais.
Se alguém também puder ajudar...só escrever para apatridasnojapao@gmail.com
Mandamos todas as informações necessárias.
Repassem as noticias!
·
posted by Apátridas no Japão at 21:56 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
Como estão as Manifestações....
No mundo temos já marcado e em andamento Manifestações:

Em Israel - Telavive - dia 1 de junho
Na Suiça - Zurique - dia 2 de junho
Em Portugal - Lisboa
Na Alemanha, duas cidades Frankfurt e Berlim
Na Suécia - Estocolmo
No Brasil - Brasília

E aqui no Japão, dia 1 de junho a partir das 10hs, em frente ao Consulado Brasileiro em Nagoya

Temos pessoal amigo correndo os Abaixo assinados nas seguintes províncias:

*Aichi
*Shizuoka
*Gumma
*Niigata
*Shiga
*Ibaraki


Mais alguém que não estamos sabendo??

Carmen L. Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 21:52 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
Novas e Boas notícias!!!
Casualidade à parte, hoje, no dia internacional da Mulher, tivemos boas notícias transmitidas pelo nosso amigo Rui. Transcrevo-as aqui na íntegra para todos:

"Caros mães e pais de brasileirinhos nascidos no Exterior
Acabo de receber do meu colega jornalista Rangel Cavalcante, correspondente cearense em Brasília, e da equipe ativa dos Brasileirinhos Apátridas em Brasília, a seguinte boa e animadora informação:
Oi Rui, estive hoje longamente com o Lucio Alcantara falando sobre a 272. Ele deixou o governo do Ceará, mas o filho dele, o Leo,é deputado federal. Ele falou com o Leo para ele tomar a frente da ação interna na Camara para levar o projeto à frente. O Leo vai conversar com o presidente da Câmara dos Deputados para designar os novos membros da Comissãao Parlamentar Especial e deve participar dela, quem sabe, como presidente. Aí é só reunir, eleger os dirigentes aprovar o parecer já aprovado pela Comissão de Justiça, do deputado bispo Rodrigues (que já era, o "Bispo"). Vamos ver se agora vai.
Grande abraço, Rangel cavalcante O movimento Brasileirinhos Apátridas está atento e agindo em diversas frentes, graças ao apoio de vocês em diversos países.
Rangel Cavalcante é jornalista credenciado em Brasília, junto á Câmara, Senado e Ministérios.
Agradecemos ao Rangel Cavalcante essa informação que vai reforçar nossas esperanças de uma próxima solução.
Rui Martins.

segue em outra nota, nossa mensagem ao deputado Léo Cavalcante....
Caro Deputado Léo Alcãntara
O jornalista Rangel Cavalcante, seu conterrâneo, meu amigo e colega, contou do empenho de seu pai ex-senador e ex-governador Lúcio Alcântara pela aprovação da PEC 272.00, restituindo a nacionalidade brasileira aos filhos da emigração brasileira. Como criador do movimento Brasileirinhos Apátridas www.brasileirinhospatridas.org quero lhe agradecer ter assumido também o desejo de seu pai e demonstrado a intenção de presidir a Comissão Parlamentar que deverá dar parecer favorável à Emenda 272.00. Para nós que estamos lutando por isso, desde 94, é uma grande e confortadora notícia.
Assim todos os 200 mil brasileirinhos nascidos na emigração terão a satisfação de ver concluída pelo filho Léo Alcântara a obra iniciada pelo pai Lúcio Alcântara. Estou distribuindo a informação do jornalista Rangel Cavalcante e este e-mail para milhares de emigrantes e seus familiares.
Rui Martins, jornalista, em nome dos Brasileirinhos Apátridas.

Mensagem ao deputado Manoel Júnior
Caro Deputado Manoel Júnior:
Recebemos de sua amiga e conterrânea Magdala Melo a informação de que irá também lutar pela aprovação da PEC 272.00 em favor dos filhos da emigração brasileiras, atualmente destituídos da nacionalidade nata brasileira.Contamos com seu apoio e participação na Comissão Parlamentar encarregada de dar parecer à Emenda 272.00 Em nome dos Brasileirinhos Apátridas www.brasileirinhosapatridas.org nosso agradecimento,
Rui Martins

Ainda hoje, nossa amiga Magdala Melo, militante em favor dos brasileirinhos em João Pessoa, nos tinha transmitido a mensagem de outro deputado - Manoel Júnior, que segue:
Magdala Agradeço sua atenção, e informo que concordamos com a PEC 272 / 00.Estamos aqui empenhado nos interresses da população brasileira e do povo paraíbano.
Atenciosamente,Dep. Manoel Junior
Obrigado Magui, é o Brasil inteiro e da emigração lutando pelos brasileirinhos.
Rui. "

Sem dúvida, essas notícias são muito animadoras e esperamos que desta vez, a coisa ande!
Abraços
Silvana Yang
·
posted by Apátridas no Japão at 18:52 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
6 de mar. de 2007
Brasileirinhos Apátridas na Rádio Fênix
Olá amigos e colaboradores!!!
Hoje o dia já começou bem!!! Ao abrir meu Orkut, encontrei inúmeros recados de pessoas interessadas em ajudar e se informar sobre o assunto!
Também havia um recado que me deu uma alegria em especial, um convite para ir no estúdio da Rádio Fênix, dia 12 de maio, das 14 as 16 hs, falar sobre os brasileirinhos!!
Esse espaço será de grande valia, pois a rádio têm muitos ouvintes em todo o Japão e fora daqui também.
Este é o endereço da rádio: www.radiofenix.net
Quero deixar aqui um abraço para a Alexsandra, que nos deu essa força na rádio, velu mesmo!
Mais um espaço conquistado, agora é a nossa vez! Agendem em seus horários, anotem nos calendários, 12 de maio, todo mundo ouvindo e dando aquele apoio ok!
beijos a todos

Silvana Yang
·
posted by Apátridas no Japão at 11:21 | Nos link aqui | 2Deixe seu recado aqui
5 de mar. de 2007
Sobre o programa de hoje na rádio
Nosso movimento está tomando corpo, aos poucos, com muita persistência, estamos conseguindo espaço para divulgar nosso objetivo.
Hoje a Carmen foi na rádio Nikkey, aqui de Toyohashi falar pela 1ª vez sobre a causa dos brasileirinhos na mídia. Para nossa surpresa e felicidade, várias pessoas, inclusive do Brasil e Estados Unidos ouviram!!
Já estamos com propostas de outras rádios via web para a divulgação da causa dos brasileirinhos, também estou tentando uma participação na televisão brasileira aqui no Japão para falarmos sobre o assunto.
Aos poucos estamos alcançando nosso objetivo de tornar público o assunto entre a comunidade aqui do Japão.
Sei que o caminho é longo, há muitas questões a serem esclarecidas e muitas barreiras para derrubar; mas somos teimosas!!!!
Eu, Carmen e outras amigas que já estão prestando solidariedade e colaboração não vamos desisitir!!
Somos mães, e como tal, o espírito de defesa e luta pelo bem estar e interesses de nossos filhos sempre falará mais alto do que o medo e a estagnação diante das dificuldades e barreiras.
E tu? Também gosta de uma luta? Também acha que as crianças filhas de brasileiros nascidas no exterior têm o direito a cidadania brasileira? Se concordas com alguma das perguntas acima, venha lutar conosco!!!
Estaremos à disposição para responder as dúvidas, ouvir as sugestões e principalmente, aceitar mais guerreiras para batalhar com a gente!
Contamos com vocês da comunidade brasileira no Japão, vamos nos unir!! Nunca se sabe quando precisaremos retornar à nossa Pátria não é mesmo?
Um abraço
Silvana Yang
·
posted by Apátridas no Japão at 22:47 | Nos link aqui | 2Deixe seu recado aqui
Sobre o Abaixo Assinado
Primeiramente o objetivo do Abaixo assinado que está sendo passado é o de fazer pressão sobre os parlamentares brasileiros pra que eles votem na Emenda 272.00 e o erro na Constituição seja consertado. Isso consta do cabeçalho do Abaixo assinado.

Segundo que qualquer pessoa do Japão ou do mundo pode passar o Abaixo assinado. (contanto que ela retorne o abaixo assinado ao grupo que está organizando o movimento, seja no Japão ou em outro país).
Os originais dele se encontram no site> http://www.brasileirinhosapatridas.org
E estão no link Como manifestar.
O arquivo vai abrir em PDF, vc clika na aba Paginas e escolhe a pagina que quer imprimir
São na verdade 3 vias.
Uma pro Presidente da Republica, uma pro Ministro das Relações Exteriores e a outra pro Presidente da Câmara dos Deputados. As pessoas precisam assinar as 3 vias. Que tem frente e verso também.

Outra coisa que se deve ressaltar sobre a assinatura no Abaixo assinado, é que ela não diz respeito somente a pais de filhos apátridas. Pelo contrário, todos os brasileiros podem e devem assinar, em solidariedade aos que tem filhos nessas condições. Por que é impossível que uma pessoa não tenha nem ao menos um sobrinho, um afilhado, um filho de amigo que tenha nascido fora do Brasil após 1994...

Vamos colaborar! Repassem a noticia, levem o abaixo assinado no seu trabalho, fale com seus parentes, amigos...
Procurem levar o abaixo assinado juntamente com o Texto padrão, cheio de informações sobre os Apátridas. O texto Padrão se encontra aqui mesmo no link do lado esquerdo do post.

Uma assinatura a mais é sempre mais um ponto positivo nessa luta!
Aos que estiverem com alguma duvida, escrevam para apatridasnojapao@gmail.com , ou deixem recados aqui nos comentarios ou no mural.

Carmen Lucia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 13:44 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
4 de mar. de 2007
Radio web cede espaço
Nossa amiga Carmen, estará na Radio web Nikkey (Toyohashi - Aichi) nessa segunda-feira, dia 5 de março, às 20:30hs, para tentar levar o assunto e a gravidade dele a todos os Brasileiros que estiverem ouvindo.

O endereço da Radio é> http://www.radionikkey.com

Divulguem a todos que puder, por e-mail, através do boca a boca, pois assim o tema Apátridas não será tão desconhecido.

Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, deixe escrito aqui nos comentários, pois se for possível ela responderá no ar.
·
posted by Apátridas no Japão at 06:22 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
3 de mar. de 2007
Texto padrão para os Abaixo assinados
O texto abaixo deve ser impresso, e repassado como importante informativo, na hora em que você for colher assinaturas pro Abaixo assinado.
Se você não sabe como imprimir o texto.
Faça assim.
Selecione com o botão do mouse o texto todo.
Segure e desça grifando
Ele ficará em negrito.
Depois com o botão direito do mouse clike em copiar.
Abra um arquivo novo no Microsoft Word e cole lá o texto.
Pra colar, clike com o mouse marcando onde quer colar.
Depois com o botão direito do mouse clike em Colar.
Indique ao Microsoft word que ele imprima o arquivo.
Lógico que isso não poderá ser feito se você estiver numa Lan House.



"Você sabia que as crianças filhas de brasileiros nascidas no Exterior, a partir do dia 7 de junho de 1994, perderão seu passaporte aos 18 anos se estiverem vivendo no Exterior, e que precisarão requerer a nacionalidade brasileira se estiverem vivendo no Brasil?

Pois é, os filhos de brasileiros nascidos no exterior não têm mais assegurado o direito automático à cidadania brasileira, desde a revisão constitucional de 1994, quando foi suprimido do Artigo 12 da Constituição Federal o trecho que afirmava ser brasileiro nato todo filho de “pai brasileiro ou mãe brasileira nascido no Exterior”.

Em seu lugar, ficou estabelecido que as crianças nascidas no exterior seriam brasileiras “desde que viessem a residir no Brasil e optassem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira”.

Veja como ficou o artigo 12 da Constituição.

"São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente , desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.

Ou seja, antes da mudança na lei as crianças tinham nacionalidade nata, mas o que elas tem agora é uma nacionalidade provisória.
Nos passaportes de crianças nascidas no Exterior após essa data, é possível ver um carimbo com o seguinte escrito: "Passaporte concedido nos termos do artigo 12, inciso C da Constituição."

Se você tem algum filho nessas condições, saiba que mesmo tendo sido registrado no Consulado Brasileiro e posteriormente registrado no Brasil, mesmo assim a nacionalidade não é garantida.

Na certidão de nascimento do Brasil consta uma observação (pode ser parecida, depende do cartório), o detalhe: "O registro do nascimento só valerá como prova da nacionalidade brasileira desde que o(a)registrando(a) opte, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira na Justiça Federal”.
Fica-se esperando que ele complete 18 anos, para ir ao Brasil e declarar na Justiça Federal sua vontade de ser um brasileiro.
Há cartórios que sequer colocam o detalhe da lei...e confundem mais ainda os pais das crianças.
Ou então dessa forma a pessoa acha que está tudo bem com a nacionalidade do filho.

Como o Japão (e também a Suíça, Alemanha e outros países) não dá a nacionalidade aos filhos de estrangeiros que nascem aqui, o que vale então é o Jus Sanguinis. Por exemplo: Pais brasileiros, filhos brasileiros.

Ora, o jovem que não tem a nacionalidade japonesa, e que aos 18 anos terá seu passaporte retirado pelo Consulado, se tornará um Apátrida.

Em países onde vigora o Jus Solis, como nos Estados Unidos, o jovem não será um apátrida, mas perderá a dupla nacionalidade, deixará de ser brasileiro e se tornará só americano.

Já existe uma Emenda Constitucional, a 272.00, para se restituir a nacionalidade brasileira nata aos brasileirinhos nascidos no Exterior. Segundo essa Emenda não será preciso ir viver no Brasil para ser brasileiro, bastará ser filho de pai brasileiro ou mãe brasileira e ter feito o registro de nascimento no Consulado brasileiro.

Essa Emenda está encalhada em Brasília, na Câmara dos Deputados há sete anos esperando ser votada, sendo que faltam cinco anos para serem retirados os primeiros passaportes dos filhos de emigrantes nascidos em 1994 pelo mundo todo.
Daqui há 5 anos haverá cerca de 300 mil crianças no mundo todo nessas condições.

Este abaixo assinado é a primeira tentativa global e concreta de uma longa luta, tendo como objetivo recolher o máximo de assinaturas, e com isso mostrar aos parlamentares e governantes que temos nossa força e desejamos que a nacionalidade nata
(retirada de nossos filhos) seja restabelecida. Simultaneamente em vários países, outros abaixo assinados estão sendo feitos e serão entregues em Consulados brasileiros num
manifesto pacífico nos dias 1 e 2 de junho de 2007.

Vamos torcer para que a mídia internacional e a brasileira divulguem essa situação e as manifestações e mais pressão sejam feitas sobre os congressistas.

É bom saber:

* Há grupos de pais em vários países lutando para que a emenda seja votada

* Em Brasília, há um grupo criado com a intenção de dar apoio, informações e levar as pressões das comunidades no Exterior até os parlamentares.

* No Orkut há comunidades formadas para informar e manter todos os emigrantes unidos na busca de mudanças em prol da causa.
Se quiser entrar em alguma delas procure pela comunidade base, a do movimento pioneiro que luta há mais de dez anos, é a dos Brasileirinhos Apátridas. Se você está no Japão, procure por Brasileirinhos no Japão, filiada aos Brasileirinhos Apátridas.


* Se você está no Japão e quer saber com detalhes como está o andamento do movimento, ou quer saber maneiras de colaborar, entre no nosso blog Apátridas no Japão http://www.apatridasnojapao.blogspot.com

* Muito mais detalhes e informações você encontra no site dos Brasileirinhos Apátridas - http://www.brasileirinhosapatridas.org/

*Nesse site há também o original das folhas para os Abaixo-assinados. Se você quiser pode imprimir e passar aos seus amigos e parentes. Vamos fazer uma grande corrente em prol dos direitos das crianças nascidas aqui no Japão. Lembre-se de repassar com o abaixo assinado, esse texto padrão, com todas as informações.

*Além do Abaixo assinado real (no papel), há uma Petição online que as pessoas podem acessar e assinar. Pessoas que de alguma forma não conseguirão assinar o abaixo assinado do papel, ou pessoas que estão em países onde não vão acontecer manifestos, ou não haja movimentos de pais de filhos apátridas. Se você quiser assinar entre em http://www.ipetitions.com/petition/brasileirinhos_apatridas/ e repasse também entre seus conhecidos. Quanto mais assinaturas melhor!

* Há muitos jornalistas unidos em favor da causa dos filhos de emigrantes.
Por exemplo: Carlos Bickman,jornalista paulistano, responsável por uma coluna distribuída no ABC, em diversos jornais e sites, inclusive no site Observatório da Imprensa www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br
Também outro jornalista, Cláudio Humberto, http://www.claudiohumberto.com.br/ ; o arquiteto Sérgio Antunes de Freitas que escreve no site http://www.reforme.com.br/ , bem como Ricardo Rabelo do http://www.bafafa.com.br/ ; Irene Serra e Luiz Carlos Guedes do http://www.riototal.com.br/ , o Gilberto de Souza, do Correio do Brasil, http://www.correiodobrasil.com.br/ , Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, do www.diretodaredacao.com (em Miami)
Sem esquecer o Sérgio de Souza da Caros Amigos, a Amyra El Khalili, o Gustavo Herlichman, o Luiz Gadelha e o Aparecido Araújo.


Você se preocupa em formar e educar bem seus filhos?
Quer melhor maneira de lhes mostrar que na vida é preciso ir em busca do que se acredita e dos seus direitos, senão indo você mesmo em busca dos direitos dos seus filhos?
Com certeza, no futuro, seus filhos se orgulharão de seus pais, parentes e amigos por terem lutado por eles!
Se você quiser entrar nesta luta pelos direitos deles, procure-nos para saber como poderá ajudar."

(Carmen Lucia Tsuhako)
·
posted by Apátridas no Japão at 14:41 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
Como ajudar?
Se você leu tudo sobre o que já postamos aqui e quiser ajudar, seja bem vindo!

"Uma voz na multidão não é nada...mas uma multidão com uma única voz é tudo!! (Carmen)"

Você pode ajudar de várias maneiras.
Veja as que estão ao seu alcance.

*Se você tem blog/site/multiply, pode copiar o codigo do nosso button e linkar o nosso blog.
*Pode também divulgar o endereço do nosso blog http://www.apatridasnojapao.blogspot.com na sua lista de amigos, no Orkut, no Multiply...
*Se você conhece pessoas do meio da mídia, no exterior ou no Brasil, tente que elas coloquem algo sobre o assunto Apátridas. Divulgação é preciso!
* Fale sobre a causa dos Brasileirinhos apátridas no mundo, há muita gente ainda desinformada e que não sabe a gravidade do que estão para passar.

Para os que estão no Japão:

*Fale sobre o assunto entre sua familia, amigos e colegas de trabalho. Os brasileiros aqui, em relação aos outros brasileiros no exterior, são os mais desinformados.
*Imprima o texto padrão (está no link Texto padrão, na lateral esquerda do blog), e repasse a todos. Há muita informação ali, e você terá menos problemas pra explicar sobre o assunto.
*Vá no site http://www.brasileirinhosapatridas.org , clike em Como manifestar e imprima os 3 tipos de Abaixo assinados (uma folha vai para o Presidente da Republica, outra para o Ministro das Relações exteriores e a outra para o Presidente da Câmara dos Deputados em Brasília.)
*Se você participa do Orkut, entre nas comunidades Brasileirinhos Apátridas e Brasileirinhos no Japão, para opinar, e estar também a par da movimentação da campanha.
*Lembre se que você pode coletar assinaturas entre seus parentes, amigos e colegas de trabalho. Pode também tentar na sua Igreja, na sua fábrica, nas escolas e creches de brasileiros além de lojas de produtos brasileiros. Uma assinatura a mais é mais ponto na luta!
*Temos a Petição Online também nesse end. http://www.PetitionOnline.com/nomundo/petition.html e você pode assinar e repassar aos conhecidos. Principalmente aos que não tem como assinar o Abaixo assinado real, o do papel.
*Precisamos de gente disposta a nos acompanhar na entrega do Abaixo assinado no Consulado Brasileiro em Nagoya, no dia 1 de junho. Não temos os detalhes ainda, mas quanto maior o numero mais chamativa sera a nossa manifestação.

Carmen Lucia Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 14:36 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
Hoje o que estamos fazendo
Depois de várias tentativas de se cobrar e chamar a atenção dos parlamentares, dedidiu se que o melhor seria juntar forças no mundo todo, num único momento.
Vamos recolher assinaturas num Abaixo Assinado.
Este Abaixo assinado é a primeira tentativa global e concreta de uma longa luta, tendo como objetivo recolher o máximo de assinaturas, e com isso mostrar aos parlamentares e governantes que temos nossa força e desejamos que a nacionalidade nata (retirada de nossos filhos) seja restabelecida.
Simultaneamente em vários países, outros abaixo assinados estão sendo feitos e serão entregues em Consulados brasileiros num manifesto pacífico nos dias 1 e 2 de junho de 2007.

Vamos torcer para que a mídia internacional e a brasileira divulguem essa situação e as manifestações e mais pressão sejam feitas sobre os congressistas.
·
posted by Apátridas no Japão at 14:28 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
Em 13 anos o que já foi feito?
Já existe uma Emenda Constitucional, a 272.00, para se restituir a nacionalidade brasileira nata aos brasileirinhos nascidos no Exterior. Segundo essa Emenda não será preciso ir viver no Brasil para ser brasileiro, bastará ser filho de pai brasileiro ou mãe brasileira e ter feito o registro de nascimento no Consulado brasileiro.

Essa Emenda está encalhada em Brasília, na Câmara dos Deputados há sete anos esperando ser votada, sendo que faltam cinco anos para serem retirados os primeiros passaportes dos filhos de emigrantes nascidos em 1994 pelo mundo todo. Daqui a 5 anos haverá cerca de 300 mil crianças no mundo todo nessas condições.

* Há grupos de pais em vários países lutando para que a emenda seja votada

* Em Brasília, há um grupo criado com a intenção de dar apoio, informações e levar as pressões das comunidades no Exterior até os parlamentares.

*O site base dos Apátridas possui tudo que já foi feito nesses anos de luta

* No Orkut há comunidades formadas para informar e manter todos os emigrantes unidos na busca de mudanças em prol da causa.
Se quiser entrar em alguma delas procure pela comunidade base, a do movimento pioneiro que luta há mais de dez anos, é a dos Brasileirinhos Apátridas. Se você está no Japão, procure por Brasileirinhos no Japão, filiada aos Brasileirinhos Apátridas.

* Há muitos jornalistas unidos em favor da causa dos filhos de emigrantes.
Por exemplo: Carlos Bickman,jornalista paulistano, responsável por uma coluna distribuída no ABC, em diversos jornais e sites, inclusive no site Observatório da Imprensa http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br
Também outro jornalista, Cláudio Humberto, www.claudiohumberto.com.br ; o arquiteto Sérgio Antunes de Freitas que escreve no site www.reforme.com.br , bem como Ricardo Rabelo do www.bafafa.com.br ; Irene Serra e Luiz Carlos Guedes do www.riototal.com.br , o Gilberto de Souza, do Correio do Brasil, www.correiodobrasil.com.br , Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, do www.diretodaredacao.com (em Miami)
Sem esquecer o Sérgio de Souza da Caros Amigos, a Amyra El Khalili, o Gustavo Herlichman, o Luiz Gadelha e o Aparecido Araújo.
·
posted by Apátridas no Japão at 14:16 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui
O que são apátridas?
Você sabia que as crianças filhas de brasileiros nascidas no Exterior, a partir do dia 7 de junho de 1994, perderão seu passaporte aos 18 anos se estiverem vivendo no Exterior, e que precisarão requerer a nacionalidade brasileira se estiverem vivendo no Brasil?

Pois é, os filhos de brasileiros nascidos no exterior não têm mais assegurado o direito automático à cidadania brasileira, desde a revisão constitucional de 1994, quando foi suprimido do Artigo 12 da Constituição Federal o trecho que afirmava ser brasileiro nato todo filho de “pai brasileiro ou mãe brasileira nascido no Exterior”.

Em seu lugar, ficou estabelecido que as crianças nascidas no exterior seriam brasileiras “desde que viessem a residir no Brasil e optassem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira”.

Veja como ficou o artigo 12 da Constituição.

"São brasileiros:

I - natos:

a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem em qualquer tempo pela nacionalidade brasileira;

Ou seja, antes da mudança na lei as crianças tinham nacionalidade nata, mas o que elas tem agora é uma nacionalidade provisória.
Nos passaportes de crianças nascidas no Exterior após essa data, é possível se ver um carimbo com o seguinte escrito: "Passaporte concedido nos termos do artigo 12, inciso C da Constituição."

Se você tem algum filho nessas condições, saiba que mesmo tendo sido registrado no Consulado Brasileiro e posteriormente registrado no Brasil, mesmo assim a nacionalidade não é garantida.

Na certidão de nascimento do Brasil consta uma observação (pode ser parecida, depende do cartório), o detalhe: "O registro do nascimento só valerá como prova da nacionalidade brasileira desde que o(a)registrando(a) opte, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira na Justiça Federal”.

Fica-se esperando que ele complete 18 anos, para ir ao Brasil e declarar na Justiça Federal sua vontade de ser um brasileiro.

Como o Japão (e também a Suíça, Alemanha e outros países) não dá a nacionalidade aos filhos de estrangeiros que nascem aqui, o que vale então é o Jus Sanguinis. Por exemplo: Pais brasileiros, filhos brasileiros.

Ora, o jovem que não tem a nacionalidade japonesa, e que aos 18 anos terá seu passaporte retirado pelo Consulado, se tornará um Apátrida.
Em países onde vigora o Jus Solis, como nos Estados Unidos, o jovem não será um apátrida, mas perderá a dupla nacionalidade, deixará de ser brasileiro e se tornará só americano.
·
posted by Apátridas no Japão at 14:11 | Nos link aqui | 0Deixe seu recado aqui