3 de mar. de 2007
Em 13 anos o que já foi feito?
Já existe uma Emenda Constitucional, a 272.00, para se restituir a nacionalidade brasileira nata aos brasileirinhos nascidos no Exterior. Segundo essa Emenda não será preciso ir viver no Brasil para ser brasileiro, bastará ser filho de pai brasileiro ou mãe brasileira e ter feito o registro de nascimento no Consulado brasileiro.

Essa Emenda está encalhada em Brasília, na Câmara dos Deputados há sete anos esperando ser votada, sendo que faltam cinco anos para serem retirados os primeiros passaportes dos filhos de emigrantes nascidos em 1994 pelo mundo todo. Daqui a 5 anos haverá cerca de 300 mil crianças no mundo todo nessas condições.

* Há grupos de pais em vários países lutando para que a emenda seja votada

* Em Brasília, há um grupo criado com a intenção de dar apoio, informações e levar as pressões das comunidades no Exterior até os parlamentares.

*O site base dos Apátridas possui tudo que já foi feito nesses anos de luta

* No Orkut há comunidades formadas para informar e manter todos os emigrantes unidos na busca de mudanças em prol da causa.
Se quiser entrar em alguma delas procure pela comunidade base, a do movimento pioneiro que luta há mais de dez anos, é a dos Brasileirinhos Apátridas. Se você está no Japão, procure por Brasileirinhos no Japão, filiada aos Brasileirinhos Apátridas.

* Há muitos jornalistas unidos em favor da causa dos filhos de emigrantes.
Por exemplo: Carlos Bickman,jornalista paulistano, responsável por uma coluna distribuída no ABC, em diversos jornais e sites, inclusive no site Observatório da Imprensa http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br
Também outro jornalista, Cláudio Humberto, www.claudiohumberto.com.br ; o arquiteto Sérgio Antunes de Freitas que escreve no site www.reforme.com.br , bem como Ricardo Rabelo do www.bafafa.com.br ; Irene Serra e Luiz Carlos Guedes do www.riototal.com.br , o Gilberto de Souza, do Correio do Brasil, www.correiodobrasil.com.br , Eliakim Araújo e Leila Cordeiro, do www.diretodaredacao.com (em Miami)
Sem esquecer o Sérgio de Souza da Caros Amigos, a Amyra El Khalili, o Gustavo Herlichman, o Luiz Gadelha e o Aparecido Araújo.
·
posted by Apátridas no Japão at 14:16 | Nos link aqui |


0 Comments: