18 de abr. de 2007
Finalmente transparência!!!
Éeeeeeeeee nossas pressões estão surtindo efeito!
A cada dia uma novidade!
Dessa vez conseguimos que o Portal do Ministério das Relações Exteriores, colocasse em pratos limpos a realidade em que vivem os brasileirinhos que nasceram no Exterior a partir de 1994!!
Há um artigo bem explicativo, leia aqui.
E vejam que finalmente eles estão admitindo que a Emenda 272.00 é a solução pra todos os problemas...problemas esses que muitos brasileiros ainda não entenderam que terão caso ela não passe pela Câmara dos Deputados no Brasil.
Ali fala sobre os passaportes das crianças serem meros documentos de viagem, ou seja servem apenas pra que elas voltem ao Brasil.
Falam sobre o registro no Consulado servir apenas de identificação civil e não de aquisição de nacionalidade. Isso só será conseguido sobre duas condições: retorno ao Brasil e opção pela nacionalidade perante a Justiça Federal.
Acontece que os que nasceram aqui no Japão (ou Suiça, Alemanha e outros), não possuem a nacionalidade japonesa, pois eles não dão a não ser em casos de filhos de japoneses, então nossas crianças não tem a tal opção, terão mesmo que retornar e entrar na justiça pra conseguir a nacionalidade brasileira!

Precisamos entender que pra ser brasileiro não deveria ser necessário entrar com advogado na Justiça Federal, deveria ser uma coisa de direito nossa e dos nossos filhos!
Porque essa diferença para os que nasceram a partir de 1994?
Porque 13 anos se passaram e a situação continua a mesma, apesar de tantos protestos e campanhas pra que se consiga mudanças?
Porque as coisas no Brasil precisam ser sempre movidas à pressões??
Só que temos é que entender que sem a nossa movimentação, sem assinaturas, sem e-mails, sem cobranças a coisa não anda!
O Portal do Ministerio das Relações Exteriores somente colocou as situação às claras porque estamos pressionando!
É injusto deixar tantas pessoas sem informações, dependendo apenas de respostas evazivas e sem interesse por parte de Consulados no mundo todo!
Essa mudança de postura deles já é uma vitória nossa!

Quero aproveitar e frisar aos leitores que passam aqui atrás de informações, que essa nossa luta não tem nada a ver com nacionalidade japonesa, com leis japonesas, ou com alguma luta pra que os japoneses dêem a nacionalidade deles aos que nascem aqui.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Nossa batalha é pra que o Brasil mude a forma de aceitar os brasileirinhos que nascem fora do Brasil. Que seja de direito de todos o de ser brasileiro nato, mesmo que em terras estrangeiras!

*Recado urgente> as pessoas que estão passando o Abaixo assinado (o do papel) nas regiões do Japão, por favor entrem em contato> apatridasnojapao@gmail.com , pois precisamos acertar detalhes do recebimento das assinaturas na Central.

A todos que estão colaborando de alguma forma, o nosso muito obrigado!!

Carmen L. Tsuhako
·
posted by Apátridas no Japão at 19:56 | Nos link aqui |


0 Comments: