13 de jun. de 2007
Nos bastidores da Campanha dos apátridas
Outro dia estava fazendo um retrospecto mental sobre o que havia acontecido durante a campanha que promovemos no Japão na coleta de assinaturas, e tudo o que aconteceu por detrás dos bastidores, e que na época não havia porque contar...

Mas .... é sempre bom que todos saibam o que houve, os pensamentos e conjunções que levaram certas coisas a certos caminhos...

Vou apenas citar algumas coisas, e outras vou comentar:

*Quando explicavamos o que era a Petição, e pediamos assinaturas, algumas pessoas, não poucas, diziam que não tinham filhos naquelas condições, e se precisavam assinar também... Educadamente diziamos que por solidariedade a quem tinha, se ela poderia assinar então!

*Muitas pessoas passavam direto, nem queriam escutar as explicações. Como se aquilo que estavamos fazendo não tinha nada a ver com elas...

*Pessoas se dispuseram a levar as listas de assinaturas pra recolher em outros lugares, mas algumas queriam que dessemos várias cópias limpas... Será que era tão díficil cada um colaborar com alguma coisa, nem que fosse o de tirar xerox? Não tivemos patrocinadores de nada...a não ser as camisetas e a faixa que foram doadas. De resto, tudo saiu dos nossos bolsos...

*Vejo muitas pessoas repassarem mensagens de pedidos de ajudas mais escabrosas, assinaturas em petição pra ajudar animais, e povos e casos distantes da nossa realidade...mas poucas foram as que repassaram a nossa petição online e real...

*Vejo muitas pessoas gastando horas em frente a Big Brothers da vida...e votando pra que tal membro dele seja retirado de lá, mas são poucos os que mandaram e-mails pedindo reportagens, artigos e atenção da mídia e dos deputados à nossa causa.

*Infelizmente dentro da mídia brasileira só conseguimos apoio e divulgação agora nesse fim do mês de maio e começo de junho...pois durante 10 anos de luta do Movimento dos Brasileirinhos apátridas, apenas a mídia internacional é que deu espaço pra divulgar a causa e as informações aos brasileiros emigrantes.

*Não tivemos nenhuma Associação, ONG, ou qualquer coisa do gênero dispostos a nos ajudar. Tivemos até negação de apoio, triste mas é verdade! Uma associação formada por empresários brasileiros aqui do Japão se negou a ajudar, e ainda mais que possui em seu nome > Associação dos Brasileiros.... "Brasileiros"?, que brasileiros esses?

* A midia aqui da comunidade brasileira no Japão (jornais, revistas e tv) foi fiel, não deturpou as noticias, nem mesmo omitiu detalhes. Felizmente temos bons jornalistas no meio, ao menos aqui!

*Pessoas recolheram assinaturas, e somente depois de um ou vários dias depois da entrega das assinaturas no Consulado é que enviaram para a nossa Central de recolhimento. Infelizmente foram assinaturas desperdiçadas.

*Apenas duas lojas de produtos brasileiros se dispuseram a recolher assinaturas, a Koko ( Higashiura, Aichi) e o Açougue do Eiji (Toyohashi, Aichi).

*Durante a coleta de assinaturas, as pessoas tinham preguiça de assinar nas 3 vias, muitas sequer assinaram o nome, preenchiam e deixavam o resto em branco. Outras reclamavam de tantas coisas pedidas. Por conta disso, a quantidade de assinaturas nas 3 vias não chegaram a ser iguais. Uma pena.

*Pessoas super ocupadas conseguiram tirar um tempinho de si, pra ajudar na campanha, andavam com os abaixo assinados pra cima e pra baixo, divulgaram onde puderam. Enquanto que outras... sequer recolheram entres os proprios familiares.

***********************
Bom mudando de assunto então:

É possivel escutar através desse link> http://www2.camara.gov.br/internet/radio/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default.asp?selecao=PESQUISA&codVeiculo=2&assunto=Contains%28m%2E%2A%2C%27%22rita%22+AND+%22camata%22+AND+%22pec%22+AND+%22272%22%27%29 o que foi que aconteceu na sessão da Camara onde a PEC foi aprovada.

Lembrando que a campanha para mandar e-mails aos deputados que estarão na votação da Emenda, continua! E será preciso mais de 300 votos pra que ela seja aprovada!

Leiam abaixo como colaborar:

1. Campanha de emails para os deputados!

Para se enviar, de uma só vez, email para todos os 513 deputados federais que votarão a Pec 272.00, restituindo a nacionalidade brasileira às crianças nascidas no exterior a partir de 7.6.1994.

Siga os passos:

a) clicar no link (está logo abaixo no texto), escolher no campo "nome do deputado" a palavra TODOS, e nos campos "partido", "UF" e "sexo" a palavra QUALQUER.b) em seguida, preencher com seus dados (nome, email e UF obrigatórios) e escrever uma breve mensagem motivando-os a votar favoravelmente à PEC 272 ("seu comentário").

algo assim:"Cara/o sr/a. deputada/o,Preocupada(o) com a situação das milhares de crianças e adolescentes brasileiros nascidos no exterior, solicito que V.Exa. conceda sua máxima atenção para a necessidade urgente da aprovação da PEC 272 - registro nos consulados brasileiros ou dos BRASILEIRINHOS APÁTRIDAS.
certa(o) do empenho que V.Exa. dará a esta causa mais do que legítima, firmo-me,atenciosamente,... (seu nome)"

Quanto mais emails cada deputado receber, mais perceberá a importância de votar a favor da PEC!
Por isso é importante repassarmos estas orientações para nossos familiares, amigos, colegas, listas, redes etc., em qualquer lugar no mundo, para angariar o máximo de apoio para a causa das crianças.

Este é o link:http://www2.camara.gov.br/popular/falecomdeputado.html

2. Sensibilizando a mídia nacional

A outra iniciativa importantíssima é enviar mensagens para os principais veículos de comunicação do brasil. ainda que uma mensagem possa não ser levada em consideração, o recebimento de centenas ou milhares de mensagens chamando a atenção sobre o mesmo assunto certamente fará com que a mídia acompanhe com mais interesse a votação do plenário da câmara.
O texto pode ser assim singelo:

"Gostaria de chamar a atenção do seu veículo para a questão dos brasileirinhos apátridas. A PEC 272.00 já teve seu relatório aprovado em 5 de junho, estando apta a ser votada, em dois turnos, pelo plenário da câmara dos deputados. Por ser um tema de relevância para toda a cidadania brasileira, solicito a atenção deste conceituado veículo para cobrir as votações."

E os emails para onde podem ser enviadas estas mensagens:

folhabsb@uol.com.br

globoonline@sp.oglobo.com.br

releasebsb@gazetamercantil.com.br

centraldepauta@radiobras.gov.br

redacao@jornaldebrasilia.com.br

radio@camara.gov.br

PAUTA@BAND.COM.BR

jrbrasilia@rederecord-df.com.br

pautarede@tvcultura.com.br

brasil@correioweb.com.br

politica@estado.com.br

Há programas de tv que podem colocar nossa campanha em pauta.
Sugestões pra vc escrever e pedir a pauta:

Programa do Jô> http://programadojo.globo.com/Programadojo/0,6993,1812,00.html

Altas Horas> http://altashoras.globo.com/generico.jsp clike depois em E-mail.

Mais você> http://maisvoce.globo.com/ depois clike em E-mail.

Fantástico> http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,F0-3984,00.html

Radio CBN> http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/insti/faleconosco2.asp

Jornal Nacional> http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,F0-3353,00.html

Globo News> http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,F0-3281,00.html

Jornal da Globo> http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,2748,00.html

Jornal do Distrito Federal> http://dftv.globo.com/Dftv/0,6993,VDG0-2960,00.html

A todos que estão passando por aqui atrás de noticias, aguardem!
A Emenda será votada, e logo contaremos como vão as coisas no Brasil!

A luta continua, Carmen

Marcadores: , , , , ,

·
posted by Apátridas no Japão at 12:37 | Nos link aqui |


2 Comments:


  • At quarta-feira, junho 20, 2007, Blogger denise

    carmen, tá demais teu blog!!
    vou escrever pros programas de tv, esses links eu não tinha!! quem sabe?? bom que agora já temos uma larga lista de gente aqui no brasil e fora, pra serem entrevistados...!!

     
  • At terça-feira, julho 03, 2007, Blogger OSVALDO JOHNSON TAKAHARA

    Não entendo o porquê querem mudar a Constituição do Brasil, se as crianças nascidas aqui podem receber a nacionalidade japonesa com a atualização dos registros civis do Japão. Não lei válida, no Japão, proibindo a inscrição ou atualização do Koseki. Não se entende, porque pessoas que nada entendem sobre direitos estejam a dirigir causas legais.

    Nenhum órgão do Executivo e Judiciário japoneses podem promulgar leis - no sentido fazê-las. Todas as "leis" feitas por por esses dois poderes, não são válidas - inclui o Ministério de Justiça que é parte do Executivo e, não do Judiciário, como a maioria ignorante pensa.

    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=12406908745747241172&pcy=3&t=0